Características de um projeto BIM .

Um aspecto importante no desenvolvimento do projeto utilizando a metodologia BIM é que seus modelos simulam uma construção de maneira virtual.
Segundo a definição de M. A. Mortenson Company, BIM é uma simulação inteligente da arquitetura, e seis são as características básicas para que tal fato se verifique. A simulação deve ser:

DIGITAL: Não ser uma mera representação gráfica, ser paramétrica, tridimensional.

ESPACIAL: Ter três ou mais dimensões, para simular o processo.

MENSURÁVEL: Ser quantificável, dimensionável

ABRANGENTE: Conter o máximo de informações da edificação, tais como comportamento dos sistemas, sequência executiva no espaço e no tempo, custos do projeto.

ACESSÍVEL: A toda a cadeia produtiva, projetistas, construtoras, usuários, facilities, proprietários. Ser interoperável entre plataformas de softwares e hardwares.

DURÁVEL: Que possa ser usada em todas as fases do empreendimento, projeto e planejamento, fabricação e construção, operação e manutenção.

Referência:
Eastman, C., Paul T., Rafael S., Kathleen L., Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman Editora, 2014.