Normas BIM no Brasil

Os três pilares do BIM são: processos, tecnologias e políticas. No campo das políticas, as normas técnicas são um passo importante para a disseminação e otimização da metodologia.

No Brasil, o desenvolvimento da normalização relacionada ao BIM ocorre no âmbito da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da construção, a ABNT/CEE-134, ativa desde junho de 2009.

O atual cenário da normatização relacionada ao BIM no Brasil é composto por normas e projetos de normas em desenvolvimento:

 

  • Sistema de classificação da informação da construção

Composto por 7 parte, a ABNT NBR 15965, teve sua primeira publicação em 2011 e previsão das últimas publicações em 2020. Esta série de normas propõe um sistema de classificação da informação da construção a ser adotado no Brasil.

 

  • Estruturas de dados para catálogos eletrônicos de produtos para sistemas prediais

Acompanhando os avanços internacionais da normalização relacionada ao bim, no Brasil a ABNT NBR ISO 16757 foi publicada em 2018 em duas partes: a primeira sobre Conceitos, arquitetura e modelo e a segunda sobre Geometria.

 

  • Diretrizes para as bibliotecas de conhecimento e bibliotecas de objeto

A ABNT NBR ISO 16354 foi publicada em 2018 e baseia-se no Acordo Técnico dos Países Baixos (NAT 8611:2008). A norma vem para combater a falta de interoperabilidade entre diferentes bibliotecas de conhecimento, que contém informações modeladas sobre todo tipo de produto.

 

  • Organização e digitalização de informações sobre edifícios e obras de engenharia civil, incluindo modelagem da informação da construção (BIM) — Gerenciamento de informações usando modelagem de informações de construção

Em 2018, foram ampliados os estudos para incorporação da série de normas internacionais ISO sobre processos de organização e digitalização de informações sobre edifícios e obras. A série de normas ABNT NBR ISO 19650 é dividida em duas partes e está em fase de conclusão, prevista para 2020.

 

  • Requisitos de Objetos para Modelagem da Informação da Construção (BIM)

O segundo conjunto de normas brasileiras relacionadas ao BIM está em andamento, com estimativas para seu desenvolvimento e publicação em 19 partes. Este conjunto de normas tem previsão para ser publicado a partir de segundo semestre de 2020.

 

FONTE: Avança a normalização sobre BIM. Boletim ABNT: Jul/Ago 2020