O que não é BIM ?

Será que que todos os softwares que se dizem BIM são mesmo uma #tecnologiaBIM? Um bom ponto de partida é entender quais soluções de modelagem NÃO utilizam a tecnologia BIM: .
🔹Modelos que contêm apenas dados 3D e nenhum atributo de objetos

Estes modelos podem ser usados apenas para visualizações gráficas e não possuem inteligência ao nível do objeto, ou seja, não fornecem suporte para integração de dados e análise de projeto. .
🔹Modelos não parametrizados

Esses são modelos que definem objetos, mas não possibilitam ajustes de seu posicionamento ou proporções, porque não utilizam inteligência paramétrica. Isso torna as alterações extremamente trabalhosas e não oferece proteção contra a criação de visualizações inconsistentes ou imprecisas do modelo. .
🔹Modelos compostos por vários arquivos de referência CAD 2D que devem ser combinados para definir o edifício

É impossível garantir que o modelo 3D resultante seja viável, consistente, contabilizável e exiba inteligência em relação aos objetos contidos nele. . 🔹Modelos que permitem alterações em uma vista que não são refletidas automaticamente em outras vistas

Isso permite erros no modelo que são muito difíceis de detectar (semelhante à substituição de uma fórmula por uma entrada manual em uma planilha). .
Referência: Eastman, C., Paul T., Rafael S., Kathleen L., Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman Editora, 2014.